Senador reapresenta projeto para transformar Foz do Iguaçu em ZPE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

O senador Alvaro Dias reapresentou, no Senado, nesta quinta-feira (27/02), o Projeto de Lei que determina a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Foz do Iguaçu (PLS 64/2014). O senador já havia apresentado, em 2007, esse mesmo projeto, que foi aprovado pelo Senado, mas acabou sendo arquivado pela Câmara.

“O município paranaense atende o principal requisito que regula a criação de ZPE: a facilidade para a exportação. Foz do Iguaçu tem vocação natural para o comércio exterior e os instrumentos já existem no município: mão-de-obra qualificada e infra-estrutura básica necessária ao estabelecimento de novas indústrias e ao fluxo de matérias primas e produtos. Transformar Foz em uma ZPE contribuiria para fomentar ainda mais seu desenvolvimento”, disse Alvaro Dias na justificativa do Projeto.

Para o senador, por ter sido tombado como Patrimônio da Humanidade, Foz do Iguaçu tem limites para crescer e “a criação de uma ZPE seria mais uma forma de compensar o município pelas perdas de receita”.

As Zonas de Processamento de Exportação, como áreas aduaneiras especiais, têm incentivado o desenvolvimento de países com o fortalecimento das vendas externas, a geração de empregos e o estímulo ao crescimento das regiões menos industrializadas.

A criação da ZPE em Foz também contribuiria para dinamizar a economia de toda a mesorregião do Sudoeste do Paraná, que está dividida em três microrregiões: Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco. “Localizada na porção meridional-oeste do Paraná, próxima a Santa Catarina e à divisa com a Argentina e o Paraguai, a mesorregião possui uma localização privilegiada para o escoamento da produção para países do MERCOSUL. A instalação de uma ZPE traria imensos benefícios à região”, argumentou o senador.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp