“Senado precisa instalar imediatamente a CPI da Petrobras”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Os principais jornais do país deram destaque, em suas edições desta sexta-feira (25), às cobranças do senador Alvaro Dias para que a presidência do Congresso respeite a decisão da ministra Rosa Weber, do STF, e instale imediatamente a CPI exclusiva da Petrobras. O “Correio Braziliense”, por exemplo, em reportagem sobre a CPI, publica declaração de Alvaro Dias sobre a instalação da comissão: “O governo está jogando com o calendário embaixo do braço. Durante a campanha (eleitoral), é complicado, não há nem clima (para CPI) porque tudo que se fizer será visto como interesse eleitoral”.

O jornal “O Globo”, também deu destaque às críticas de Alvaro Dias ao posicionamento de Renan Calheiros, e à falta de competência do Congresso em solucionar seus próprios impasses: “Infelizmente não temos tido competência para resolver nossos impasses internos e temos que recorrer à Suprema Corte. A decisão da ministra Rosa Weber já era esperada. As circunstâncias recomendam o aplauso, valorizando sua postura de independência como ministra indicada recentemente pela presidente da República” ressaltou o senador ao jornal.

Já o jornal Estado de S.Paulo divulgou matéria com o título “Senado deve instalar CPI da Petrobras, diz Alvaro Dias”. Leia abaixo o conteúdo da reportagem, na íntegra:

“O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a Presidência da Casa não tem alternativa e que precisa instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras o mais rápido possível. Dias afirmou que o plenário deve pedir que os líderes partidários indiquem os parlamentares que farão parte da investigação.
Ele elogiou a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em liminar, decidiu que a CPI deve investigar, separadamente, as suspeitas de irregularidades envolvendo negócios da estatal. Dias destacou que, mesmo se o Senado recorrer da decisão, a liminar não será suspensa.
Para Dias, o governo petista teme a CPI da Petrobras e, por isso, tenta adiar, ao máximo, o início das investigações. “O objetivo desta comissão parlamentar de inquérito é retirar a empresa, para preservá-la, das mãos daqueles que, lastimavelmente, a dilapidaram nos últimos anos”, lamentou.”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp