Prioridade para veículos de passageiros nas fiscalizações de trânsito

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o relatório do senador Alvaro Dias ao projeto que estabelece prioridade dos ônibus nas fiscalizações em estradas, como aquelas em que veículos de grande porte são parados para aferição do peso. O projeto, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), inclui no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a precedência dos veículos de transporte coletivo de passageiro em relação aos de transporte de carga, como forma de atenuar o desconforto em caso de atraso ou de fila.

Na defesa do projeto, o senador Alvaro Dias destacou que a proposta não inclui a isenção da pesagem para ônibus, por entender que transportadores inescrupulosos poderiam utilizar indevidamente esse tipo de “salvo conduto”.

“Esta proposta tem o sentido de se estabelecer prioridades em respeito ao ser humano, já que é inadmissível que, a despeito de a pesagem dos veículos ser fundamental para a segurança do trânsito e para a preservação do pavimento das estradas, ônibus lotados de passageiros permaneçam por longos períodos em filas intermináveis à espera de atendimento. Esta é, portanto, uma forma de atenuar o desconforto dos passageiros em caso de atraso ou de formação de filas nos pontos de fiscalização”, defendeu o senador.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp