Oposição apresenta relatório paralelo na CPI Mista da Petrobras, e pede indiciamento de Graça Foster

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Os parlamentares dos partidos de oposição apresentaram nesta quarta-feira um relatório alternativo ao que foi elaborado pelo relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta da oposição, de 165 páginas e mais 360 outras com anexos, pede o indiciamento da atual presidente da estatal, Graça Foster. O relatório da oposição também incluiu outros acusados de envolvimento no esquema de corrupção na empresa, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, o deputado cassado André Vargas (sem partido-PR), o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) e representantes de empreiteiras.

Os partidos de oposição consideram que Graça Foster praticou o crime de falso testemunho quando negou à CPI Mista que soubesse de denúncias referentes ao pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore. Para a oposição, a presidente da Petrobras também tinha conhecimento e deixou de cumprir sua obrigação em relação às denúncias de superfaturamento nas obras da Refinaria de Abreu e Lima – daí a existência do crime de prevaricação. Os parlamentares também pedem o afastamento de Graça Foster e dos demais diretores e conselheiros da Petrobras.

O senador Alvaro Dias foi quem apresentou o requerimento de criação desta CPI Mista da Petrobras. Na primeira fase da comissão, antes da campanha eleitoral, o senador apresentou uma série de requerimentos de convocação de implicados no escândalo do petrolão, e requereu quebras de sigilo que, no final, propiciaram o cruzamento de informações para a identificação do caminho percorrido pelas empreiteiras, empresas laranjas e dirigentes da Petrobras para desviar bilhões da estatal.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp