“O sonho do Orçamento Impositivo ainda está distante”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Durante a votação da PEC do Orçamento Impositivo, na sessão plenária desta terça-feira (05/11), o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) voltou a defender o fim da Comissão de Orçamento: “A CPI dos anões revelou falcatruas, cassou mandatos e mandou para a prisão os corruptos, mas as irregularidades não foram suficientes para a moralização da Comissão. Outros episódios envolvendo desvios de recursos públicos foram registrados. É por isso que sou favorável à extinção da Comissão de Orçamento. Na minha opinião, o orçamento deveria tramitar pelas comissões técnicas e depois passar por uma última análise na comissão de sistematização”, disse.

Alvaro Dias defendeu ainda o fim das emendas parlamentares, já que não há uma definição correta de prioridades: “Sempre prevalece o interesse eleitoreiro, que pode ser legítimo, mas o dinheiro previsto no orçamento deve ser usado de maneira correta. As prioridades não podem ser definidas de forma aleatória e pulverizada. Isso significa desperdício de recursos públicos”.

Para o senador, o orçamento impositivo só serve para governos sérios, competentes e com visão de futuro: “O que há hoje é um governo que executa pessimamente o orçamento, inclusive nos setores essenciais da vida do brasileiro. No fim do exercício, ministros devolvem recursos porque não conseguiram usá-los, ou seja, o sonho do orçamento impositivo é um sonho distante para a maioria dos brasileiros. Tenho dificuldade de votar favoravelmente a essa proposta”.

A PEC do Orçamento Impositivo prevê que a União ficará obrigada a liberar o dinheiro das emendas dos parlamentares ao Orçamento da União, até o limite de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) da União.

Foto: Luiz Wolff

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp