Melhores de 2014: reivindicação de mais investimentos nas pesquisas com células-tronco

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Em discurso feito no fim do primeiro semestre de 2014, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou do governo federal mais investimentos em pesquisas com células-tronco e menos burocracia na importação de equipamentos e insumos por instituições científicas. O senador destacou, no Plenário e em entrevistas a jornais e revistas, que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma lei regulamentadora do assunto. Mesmo assim, como lembrou Alvaro Dias, as pesquisas ainda estão em estágio inicial e, por isso, muitos pacientes são obrigados a viajar para outros países atrás de tratamento adequado.

No mês de junho, em pronunciamento no Plenário, o senador Alvaro Dias citou o caso de duas crianças paranaenses que foram para a Tailândia, já que a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – dificultou até mesmo a compra de injeções utilizadas por elas.

“Nós esperamos que o governo brasileiro possa injetar mais recursos para alavancar pesquisas, desenvolver o tratamento com células-tronco no nosso país, fundamentais para salvar vidas com muita eficácia e celeridade. O Brasil avançou em matéria de legislação, tem uma das legislações mais modernas do mundo nesse campo, mas precisa de algumas providências burocráticas, administrativas, que possibilitem estimular as pesquisas em curso atualmente” disse o senador naquela ocasião.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp