Doação de máquinas a prefeituras aumenta 1000% em ano eleitoral

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

No ano eleitoral, a presidente Dilma Rousseff tem viajado o país todo para entregar máquinas e equipamentos a prefeituras. A aquisição de máquinas para municípios de até 50 mil habitantes elevou em R$ 1,4 bilhão os investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O volume de investimentos de 2014 já é mais de 1000% maior. Os dados divulgados pelo site Contas  Abertas foram atualizados pela inflação.

Os recursos incluem 18.073 equipamentos entre motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões cisternas e pás carregadeiras.

Os valores aplicados pelo MDA foram maiores do que os investimentos globais de ministérios importantes e responsáveis por obras relevantes como o da Saúde, das Cidades e da Integração Nacional. O Ministério da Saúde, por exemplo, aplicou R$ 1,3 bilhão no primeiro quadrimestre de 2014.

Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), obtido pelo jornal Estado de S. Paulo, constatou uma sucessão de falhas na distribuição de retroescavadeiras aos municípios. De acordo com a CGU, não há fiscalização adequada e muitos equipamentos já sofrem com má conservação. Em alguns casos os operadores não recebem capacitação para lidar com as máquinas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp