Datafolha realiza pesquisa para avaliar disputa presidencial sem Eduardo Campos e já com Marina Silva

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

O instituto Datafolha iniciou nesta quinta-feira (14) as entrevistas para a sua nova pesquisa sobre a corrida presidencial de 2014. A mais recente sondagem do instituto apresenta dois cenários para a disputa à Presidência da República: um, sem a presença de Eduardo Campos, do PSB, falecido em trágico acidente de avião; outro, com a inclusão da candidata a vice, Marina Silva, em meio aos outros 10 postulantes a presidente. Outro detalhe da pesquisa é o fato de o Datafolha ter inserido Marina Silva nos outros questionamentos feitos na pesquisa, como no item em que o eleitor tem que dizer se conhece “muito bem”, “um pouco”, “só de ouvir falar”, ou se “não conhece” o candidato.

Marina também foi inserida no item em que o entrevistado tem que apontar, na lista de presidenciáveis, em qual deles “não votaria de jeito nenhum”, questionamento que mede o grau de rejeição de cada um. Por fim, Marina Silva também foi incluída nas simulações de segundo turno com Aécio Neves e Dilma Rousseff, e ainda merece um capítulo à parte na pesquisa, quando o instituto questiona os eleitores sobre qual deveria ser a decisão do PSB após a morte de Eduardo Campos. As opções dadas pelo Datafolha são: 1) lançar Marina como candidata; 2) lançar outro candidato pelo partido; 3) apoiar outro candidato; 4) não lançar e não apoiar nenhum candidato a presidente.

A nova pesquisa do Datafolha será realizada em 178 municípios localizados em todos os estados do País, e deverá ter seus resultados divulgados apenas na próxima segunda-feira (18), já que a Justiça Eleitoral exige um prazo mínimo de cinco dias para divulgação a partir do dia em que a sondagem é registrada oficialmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp