Brasil pode perder grau de investimento, diz Financial Times

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

“Espelho, espelho meu, qual dos quatro grandes mercados emergentes será o primeiro a perder o grau de investimento? Muito provavelmente o Brasil”, afirma o jornal britânico “Financial Times” em texto publicado nesta quarta-feira. Assim, o país seria o primeiro do grupo conhecido como Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) a perder o grau de investimento, nível considerado seguro para investimentos.

De acordo com analistas do banco britânico Barclays ouvidos pelo Financial, a perda do título poderia ocorrer no início de 2014 se a economia brasileira não acelerar seu crescimento e a situação fiscal continuar deteriorada. “Os resultados fiscais do mês de setembro vieram muito mais fracos do que o esperado, atingindo R$ 10,4 bilhões, muito acima do que aguardava o mercado. O surpreendente resultado pobre foi impulsionado principalmente por um forte avanço das despesas extraordinárias durante o mês, mas as receitas menores que as esperadas também intensificaram o déficit”, afirma o texto.

O downgrade brasileiro poderia ocorrer, segundo o FT, principalmente porque aumentam as preocupações com relação ao superávit primário, que segue ladeira a baixo, e o avanço da dívida líquida do setor público.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp