Aprovado na Câmara projeto que cria o Dia Nacional da Poesia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

O banquinho da praia de Copacabana onde um Carlos Drummond de Andrade vestido de bronze contempla o mar atrai cada vez mais turistas, que gostam de se deixarem fotografar, no verão carioca, junto ao busto do poeta que escreveu seus últimos versos há 15 anos. O exemplo de Drummond, que atrai os visitantes da praia mais famosa do Brasil, poderá vir a inspirar também novas gerações de autores em todo o país. Este é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo senador Alvaro Dias, que institui o Dia Nacional da Poesia. O projeto do senador Alvaro Dias estabelece que a data nacional seja celebrada a cada dia 31 de outubro, quando se comemora o nascimento do poeta em Itabira (MG), no ano de 1902. O projeto, que já havia sido aprovado no Senado, foi aprovado nesta quinta-feira (9) pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e agora seguirá para o Plenário daquela Casa.

Ao escolher Carlos Drummond como homenageado pela data que pretende instituir, o senador Alvaro Dias lembrou sua vida modesta como servidor público das áreas de educação e cultura. E observou que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, “teve sua obra celebrada por milhões de admiradores” e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.

“A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia”, argumenta Dias em defesa de sua proposta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp